quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Diabetes e os cuidados com os pés


A diabetes é uma doença que cresce no mundo afetando inclusive crianças e adolescentes, os cuidados com os pés de uma pessoa diabética são redobrados, a atenção deve ser total para evitar problemas.

O fitologista Lelington Lobo Franco, no livro Diabetes como prevenir, tratar e conviver (Ed. Elevação), orienta sobre os cuidados diários com os pés:

— Uma boa dica para quem quer comprar sapatos é comprá-los na parte da tarde, quando os pés estão mais inchados, para não correr o risco de acabar comprando sapatos que irão apertar depois.

— Os melhores sapatos são os feitos de pelica, que não agridem os pés.

— Use meias de boa qualidade e evite as de elástico apertado.

— Quando for viajar de ônibus ou avião, use meias “Dr. School”, compridas, que vão quase à rótula do joelho.

— Crie também o hábito de vistoriar seus pés diariamente logo após o banho, não tomando banho muito quente e sim morno, pois a falta de sensibilidade da pele não deixará você perceber o excesso de temperatura.

— É importante que o diabético cuide de seus pés, passando uma pomada hidratante a base de óxido de zinco ou confrei e talco após o banho.

— Tome muito cuidado ao cortar as unhas para não se ferir, e se tiver unha encravada, procure um especialista.

— Nunca utilize a mesma meia do dia anterior, pois pode haver presença de fungos, capazes de desencadear micoses e doenças da pele.

— Enxugue sempre muito bem os pés e passe talco para controlar a umidade e a conseqüente infecção por fungos.

Para finalizar o autor chama a atenção: Apenas 30% das amputações dos dedos, pés e pernas abrangem os não-diabéticos e 70% das amputações de membros inferiores ocorrem neles.


Saiba mais sobre essa e outras dicas no livro Diabetes – como prevenir, tratar e conviver. Adquira o seu pelo 0800 77 07 949 ou pelo Clube Cultura de Paz.
www.elevacao.com.br

Nenhum comentário: